Ir para conteúdo

Direito Trabalhista

  • publicações
    18
  • comentários
    0
  • visualizações
    1.793

Contributors to this blog

Sobre este ramo do direito

Direito do trabalho é o ramo jurídico que estuda as relações de trabalho. Esse direito é composto de conjuntos de normas, princípios e outras fontes jurídicas que regem as relações de trabalho, regulamentando a condição jurídica dos trabalhadores.

Entries in this blog

Gladstone Gimenis - Tone

Assédio Moral é toda e qualquer conduta abusiva que atente, por sua repetição ou sistematização, contra a dignidade ou integridade física ou psíquica de uma pessoa, ameaçando seu emprego ou degradando o clima de trabalho. Ele pode envolver posições hierárquicas e também pode acontecer entre colegas de trabalho.

*Para denunciar é preciso reunir provas e procurar a justiça do trabalho.

Sem título-1 cópia.jpg

Gladstone Gimenis - Tone

Causa Ganha? Calma Lá!


Direito do Trabalho

Segundo o Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil, "O advogado deve informar o cliente, de forma clara e inequívoca, quanto a eventuais riscos da sua pretensão, e das consequências que poderão advir da demanda."

Sem título-1 cópia.jpg

Gladstone Gimenis - Tone

Existem situações em que o empregado dá motivos ao patrão para que seja demitido. Nesse caso, pode ocorrer a rescisão de contrato por justa causa, na qual o trabalhador perde vários direitos, como 13º proporcional, saque do FGTS, multa de 40% do saldo do FGTS, etc. Nas demais situações - por exemplo, dificuldades econômicas do empregador - ocorre a demissão sem justa causa, na qual o trabalhador tem direitos garantidos. O artigo 482 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) prevê os motivos de dispensa por justa causa.

Sem título-1 cópia.jpg

Gladstone Gimenis - Tone

É Direito Dos Futuros Papais


Direito do Trabalho

ATENÇÃO AOS FUTUROS PAPAIS E MAMÃES!

A Lei n. 13.257/2016 garante ao trabalhador, sem prejuízo do salário, se ausentar do trabalho por até dois dias para acompanhar consultas e exames complementares durante o período de gravidez de sua esposa ou companheira.

Sem título-1 cópia.jpg

Gladstone Gimenis - Tone

Todos São Iguais Perante a Lei!


Direito do Trabalho

A cada 10 atendimentos que faço, 7 clientes alegam temer sofrer algum tipo de retaliação por parte de seu ex-patrão, as aflições são sempre as mesmas, "Ele conhece gente importante Doutor" ou "O filho dele é Advogado Doutor" meu amigo, minha amiga, ninguém está acima da lei, não deixe esse papo furado te intimidar, pois a lei está do seu lado, porém, ela não socorre aqueles que dormem.

176239136_296671461992710_7298850880775679848_n.jpg

Gladstone Gimenis - Tone

Receber contracheque é seu direito


Direito do Trabalho

De acordo com o art. 464 da CLT, "o pagamento do salário deverá ser efetuado contra recibo, assinado pelo empregado; em se tratando de analfabeto, mediante sua impressão digital, ou, não sendo esta possível, a seu rogo".

O Precedente Normativo 93 do TST detalha as informações que devem constar no documento. Precedentes normativos consolidam entendimentos do Tribunal.

1.png

Gladstone Gimenis - Tone

A Lei 13.271/2016 proíbe a revista íntima de funcionárias nos locais de trabalho e trata da revista em ambientes prisionais. De acordo com a lei, as empresas privadas, os órgãos e entidades da administração pública ficam proibidos de adotar qualquer prática de revista íntima de suas funcionárias e de clientes do sexo feminino.

5.png

Gladstone Gimenis - Tone
É sério que você acha que o seu patrão vai se preocupar se você pedir conta? Lamento te dizer meu amigo e minha amiga, mas isso não irá acontecer!
Infelizmente existem em nosso país mais de 13 milhões de pessoas desempregadas, então, se o seu patrão está descumprindo direitos trabalhistas básicos, e você tem se limitado a ameaçar pedir contas, você está rasgando o seu suado dinheirinho e jogando no lixo.
Atualmente existem diversas formas de obrigar o empregador a respeitar os direitos do trabalhador, dentre elas a rescisão indireta.
Porém, muitas pessoas fazem antes tudo que não deveriam fazer para somente depois procurar um advogado.
Lembre-se, advogado não faz milagre!
Então, antes de sair por aí metendo os pés pelas mãos, consulte antes (ANTES) um advogado.

268633207_23849430786430641_7725714960613369587_n.png.jpg

Gladstone Gimenis - Tone

O trabalhador que tem seu contrato de trabalho rescindido tem direitos garantidos por lei que variam de acordo com a forma da rescisão: sem justa causa (quando a demissão não ocorre por culpa do trabalhador), por justa causa (quando o trabalhador dá motivo à demissão), a pedido (quando o trabalhador pede demissão) ou por acordo (quando empregado e patrão chegam a um acordo sobre a demissão - é a forma nova que existe a partir da reforma trabalhista).

174482282_294885358837987_7080847511549982511_n.jpg

×
×
  • Nova Pergunta...